Dúvidas Frequentes

FAQ Geral

O intuito desta parte é selecionar as respostas de perguntas que podem ser de interesse de todos os alunos do campus, seja calouros ou veteranos de todos os anos.

Segundo o PPC do curso, o tempo mínimo é de 10 semestres (5 anos) contando a partir do BCT e o máximo segue o que consta no Art. 120 do regimento interno da Prograd (conforme pode ser visto na página 36 em 2014 - PROGRAD - Regimento Interno.pdf ). 

Como o nosso curso é integral, então o tempo máximo de conclusão é estendido em 50% do tempo mínimo mencionado acima. Portanto, o tempo máximo é de 15 semestres (7,5 anos). 

Cabe ressaltar que existe uma portaria que aumentou o temporariamente o tempo de integralização para 2 semestres adicionais para cada ano de pandemia (2020, 2021 e 2022) em que o aluno esteve matriculado (teoricamente, caso o aluno tenha entrado em 2020 ou anterior a isso, ele poderia ter direito a três anos extras). Porém, outra portaria revogou isso e manteve em no máximo um 1 ano adicional pela pandemia. Por conta dessa confusão, as coordenações estão escolhendo como isso será feito, portanto tome muito cuidado se esse tempo adicional for realmente necessário.

Obs: Pela coordenação vigente da Eng. Comp. em 2023, o tempo adicional de pandemia confirmado é de 1 ano (totalizando 8,5 anos máximos), para quem esteve matriculado entre 2020 e 2022, que será concedido caso a comissão de curso do curso julgue a favor do caso.


Estágio obrigatório atualmente (2023) não conta como hora complementar para o curso de Eng. Comp, pois não está definido no novo regulamento. 

Cabe ressaltar que no BCT o estágio não obrigatório pode ser utilizado como hora complementar para o eixo de Atividades Formação Pessoal, Científica ou Profissional. 

Lembrando que será preciso entregar horas complementares duas vezes: a primeira para se formar no BCT e outra para a Eng. Comp. Para mais informações, olhar a resposta para a pergunta sobre horas complementares para os calouros.


Segundo o regulamento de estágio do curso, é possível sim validar o estágio como empregado através de um processo de aproveitamento. Interessante ressaltar que esse processo vale para alunos Empregados, Empresários e Autônomos. Para a verificar os documentos necessários e mais detalhes desse processo, verificar o Art. 9 do regulamento de estágio (Regulamento Estagio).

FAQ Calouros (a partir de 2023)

Essa seção é dedicada para os alunos que entraram no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia no ano de 2023 em diante e pretendem seguir a trajetória de matérias para o curso de Engenharia de Computação.

Sim, no início de 2023 o curso do BCT e demais cursos específicos foram reformulados para incluir as horas de extensão dentro das disciplinas. Além disso, algumas matérias novas foram adicionadas na grade, portanto fique atento à matriz disponibilizada no projeto pedagógico (Matriz Curricular).


As horas complementares são atividades acadêmicas extras realizadas dentro ou fora da faculdade (exemplos, de atividades fora: minicurso ou participação em eventos como congresso, simpósios, etc). Elas podem envolver cursos, participação em agremiações,  monitorias e iniciação científica. Já as horas de extensão são horas fornecidas apenas caso faça parte de um programa ou projeto de extensão que possua um público externo e que esteja cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Os programas e projetos de extensão (como por exemplos: CEGI, CodeLab, Treinamento para Olímpiadas de Robótica, Simulador de Lógica Digital, dentre muitos outros) emitem certificados de horas de extensão e algumas disciplinas também terão projetos de extensão relacionados (Ucs fixas Extensao).


Para se formar no BCT será preciso entregar uma quantidade específica (312h) e dividida em três eixos: 

Ao entrar no curso de Engenharia de Computação, fique atento, pois também será preciso enviar horas complementares (108h). Atenção: atente-se ao limite de horas de cada atividade, pois desta forma vocês poderão se organizar para não fazerem atividades a mais ou a menos. 

(Atividades Complementares pós 2023)


As eletivas que devem ser feitas durante a trajetória do BCT são disciplinas eletivas interdisciplinares e extensionistas, ou seja, devem ter horas de extensão em sua ementa (cuidado, pois elas precisam ser as duas coisas ao mesmo tempo). Alguns exemplos são: PEPICTs 1 e 2 e Práticas e Projetos Extensionistas 1 e 2. 

Atenção: Probabilidade e Estatística é uma matéria interdisciplinar, porém faz parte da grade fixa da EComp. Dessa forma, ela não pode ser usada como interdisciplinar para se formar no curso.


Para se formar na Eng. Comp. será preciso de 396 horas, no mínimo. Dessas, 170 horas já estão inclusas dentro das disciplinas obrigatórias (Ucs fixas Extensao). A seguir, iremos discutir alguns exemplos de como conseguir as demais horas: 

Apenas por meio de UC’s 

Por meio de projetos de Extensão 


Quais UC’s fornecem extensão? 

FAQ Veteranos (antes de 2023)

Essa seção é dedicada aos alunos que já estavam matriculados na faculdade antes do ano de 2023, em que será explicada a matriz de transição para o novo projeto pedagógico do curso.


Com a mudança do PPC, as principais mudanças foram: 

Obs: Essa modificação também afeta os calouros.


Sobre os dois últimos itens, foi realizada uma reunião pela comissão de curso para ajudar com a transição entre as matrizes. Dessa forma, caso o aluno ainda precise das 72h de extensão, ele pode realizar as UC’s: Práticas e projetos extensionistas (72h) ou PEPICTS 1 e 2 (36h cada); ou ainda participar dos projetos de extensão. Atenção: Essas disciplinas são interdisciplinares, portanto podem ser usadas como as 4 eletivas que devem ser cumpridas. Porém, ou ela será usada como interdisciplinar ou como as 72h de extensão! 

Além disso, as horas complementares irão seguir a tabela anterior a 2023 até o segundo semestre de 2023 (de acordo com o prazo estabelecido pela secretaria acadêmica). Isso é de caráter excepcional, então enviem o quanto antes para não precisarem se preocupar com a nova tabela de horas complementares.


Não, basta você já ter feito 4 interdisciplinares. 

Atenção: Probabilidade e Estatística é uma matéria obrigatória para a Ecomp e não conta para essas quatro interdisciplinares.


Como divulgado na nova matriz, será preciso realizar um total de 252h em eletivas interdisciplinares e extensionistas. A seguir, iremos ilustrar algumas formas de obter os créditos faltantes. 

-Primeiramente, isso depende muito das matérias que já foram cursadas. Caso você tenha feito uma UC interdisciplinar de 72h, então uma eletiva de 4 créditos já foi cumprida. Então nesse caso basta cumprir os demais créditos faltantes. 

-No melhor dos casos, você já cumpriu 3 disciplinas interdisciplinares de 36h cada e uma de 72h. Assim, basta enviar as 72h de extensão (que já é obrigatório para se formar) para cumprir a carga horária pedida. 

-Caso você tenha feito 4 matérias interdisciplinares de 2 créditos (36h), os demais 6 créditos (108h) serão obtidos pelas 72h de horas de extensão que devem ser enviadas e por uma UC eletiva qualquer de 36h. 

-Além dessa forma, também é possível cumprir as 108h por meio apenas de unidades eletivas (Ex: 3 UC’s de 36h). Porém, ainda será preciso entregar as 72h de extensão!