Atuação profissional
A importância da Engenharia de Computação
A computação está sendo cada vez mais utilizada e se tornando essencial e indispensável no mundo moderno. Vemos áreas como a Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Software e Aplicativos, Otimização de Sistemas Computacionais, Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquinas, Internet das Coisas e Sistemas Embarcados, Segurança Cibernética e Comunicação Digital em um crescimento exponencial. Como levantado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em seu currículo de referência:
"Os computadores têm um papel fundamental na sociedade. Estão presentes na educação, comunicação, saúde, gestão, artes e na pesquisa. Hoje, praticamente, todos os dispositivos eletrônicos incorporam um processador. A invenção do computador no século 20 é um evento único em um milênio comparável, em importância, ao desenvolvimento da escrita ou da imprensa. Não é um exagero dizer que a vida das pessoas depende de sistemas de computação e de profissionais que os mantêm, seja para dar segurança na estrada e no ar ou ajudar médicos a diagnosticar e tratar problemas de saúde, seja com um papel fundamental no desenvolvimento de novas drogas. Mais frequentemente, profissionais de computação estão trabalhando com especialistas de outras áreas, projetando e construindo sistemas de computação para os mais diversos aspectos da sociedade. "
Tendo esse cenário em vista, vale ressaltar que a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Informação (Brasscom) revelou que a quantidade de profissionais de TI que chegam ao mercado é numericamente inferior ao número de novos postos de trabalho. Seriam necessários 70 mil profissionais de TI para ocupar as vagas geradas até 2024. Porém, anualmente o Brasil capacita apenas 46 mil.
Ainda segundo a Brasscom, o crescimento do setor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) apresentou um crescimento de 36,4% no ano de 2021, empregando mais de 1,90 milhões de profissionais, incrementando mais de 198 mil novos postos de trabalho. Dados que evidenciam ainda mais a necessidade de profissionais qualificados e o quão aquecido está o mercado.
Sobre a Ecomp no I.C.T.
Neste contexto, o curso de Engenharia de Computação (EComp) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFESP de São José dos Campos vem como resposta a uma demanda regional e nacional da sociedade e do mercado de trabalho por profissionais na área de computação com o objetivo de contribuir com o progresso da ciência e da tecnologia e na melhoria das condições de vida e de bem-estar da população.
O ICT se situa na região do Vale do Paraíba, considerada uma das regiões mais industrializadas do país, constituindo-se num dos maiores pólos nacionais em tecnologia e engenharia, especialmente nos setores aeronáutico, de telecomunicações, automobilístico, químico-farmacêutico e de petróleo. Em São José dos Campos encontram-se grandes institutos e empresas que demandam especialistas na área de computação, como por exemplo:
o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);
Vale Soluções em Energia (VSE);
Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer);
General Motors;
Johnson & Johnson,
Panasonic,
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
Entre muitos outros.
Além disso, o ICT é favorecido pela proximidade com grandes centros metropolitanos como Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, os quais possuem uma forte demanda por profissionais na área de computação.
Hardware
De maneira geral, a Engenharia de Computação pode ser considerada o conjunto de conhecimentos que utilizamos para o projeto e desenvolvimento de computadores, seus periféricos e seus aplicativos e firmwares.
O engenheiro de computação deve ser capaz de desenvolver sistemas computacionais, tendo uma visão tanto de hardware quanto de software. Para tal a Unifesp oferece disciplinas práticas com projetos reais em Eletrônica e Circuitos Elétricos, Controle de Sistemas Dinâmicos, Sistemas Embarcados, Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas Operacionais, e Comunicação Digital.
Software
No campo do software, o engenheiro de computação projeta, desenvolve e implementa programas e firmwares. Eles são responsáveis por escrever códigos, testar e depurar programas, criar algoritmos eficientes, desenvolver aplicativos, sistemas operacionais, software de rede e sistemas de banco de dados.
Além disso, eles estão envolvidos em áreas como engenharia de software, engenharia de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina e segurança cibernética. Todas áreas possíveis de serem exploradas devido a interdisciplinaridade do curso.
Interdisciplinaridade
Um diferencial do curso de Engenharia de Computação do ICT de São José dos Campos é uma organização curricular multidisciplinar: o aluno cursará disciplinas de várias áreas do conhecimento, como por exemplo, Biologia Molecular e Celular, Bioquímica e Fisiologia Molecular, Química Geral, Ciência Tecnologia e Sociedade e Ambiente, além das disciplinas tradicionais de Física, de Eletrônica, de Matemática e da Computação.
O curso do ICT conta com docentes altamente qualificados nas áreas da: Computação, Eletrônica, Matemática, Estatística, Economia, Física, Química, Ciência social, Biologia dentre outras áreas.
Dentro deste panorama, o curso de Engenharia de Computação do ICT possui uma organização curricular que possibilitará ao aluno ingressante:
uma sólida formação em Matemática, Eletrônica e Computação visando à análise e ao projeto de sistemas de computação;
uma formação multidisciplinar, pois a computação hoje pode ser desenvolvida e aplicada nas mais diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, o aluno deverá cursar disciplinas não só da área de Exatas, mas também das áreas de Humanas e Biológicas;
a capacidade de utilizar técnicas e procedimentos da Engenharia e Computação para especificar, projetar, simular, implementar e testar sistemas digitais, incluindo processadores, microprocessadores e sistemas embarcados;
a compreensão de conceitos e teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de softwares e suas aplicações;
a capacidade de projetar, implantar, administrar e gerenciar redes de computadores;
a capacidade de gerenciar e realizar a manutenção de sistemas computacionais.
Outro diferencial deste curso está relacionado ao fato de que o ICT de São José dos Campos se instalou, em 2014, próximo a um grande complexo de desenvolvimento tecnológico conhecido como Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec-SJC). Atualmente, o PqTec-SJC é composto por diversos centros de desenvolvimento tecnológicos e empresarias e conta com mais de 20 empresas instaladas em seu espaço. Instalado próximo ao Parque Tecnológico, os alunos do curso de Engenharia de Computação do ICT estarão inseridos em um ambiente favorável à sinergia entre empresas, centros tecnológicos, universidades e instituições, possibilitando uma formação acadêmica e profissional única no país.