Formas de Ingresso

O ingresso no curso de Engenharia da Computação (EComp) do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) ocorre por meio de um processo seletivo anual que tem como pré-requisito de participação a conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (comumente abreviado como BCT ou BICT), curso de entrada unificada ofertado anualmente pelo SiSU/Enem. Ademais, é possível ingressar para um dos cursos de formação específica da Unifesp, inclusive para a EComp, por meio da seleção externa, um processo seletivo voltado aos já graduados em áreas relativas à Ciência e Tecnologia. 

Portanto, os caminhos a serem seguidos, respectivamente, estão descritos a seguir:

Trajetória Interna

ENEM/SiSU

A seleção é feita a partir da nota obtida no ENEM, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Anualmente são ofertadas 300 vagas para alunos ingressantes, 200 delas no período integral e outras 100 no período noturno nas modalidades AC, EP e PPI. Para mais informações, acesse o termo de adesão disponível aqui.


Interdisciplinar em Ciência e Tecnolgia

Ofertado em dois turnos (integral e noturno), o BICT possui uma parcela de sua carga horária relativa à UCs obrigatórias (fixas) e outra à UCs eletivas de livre escolha que podem ou não ser integrantes das matrizes curriculares dos cursos específicos disponíveis, além de 4 UCs eletivas interdisciplinares. É recomendado que aqueles que pretendem cursar o específico em EComp sigam sua matriz curricular.

Engenharia de Computação

O ingresso para os graduados no Interdisciplinar em C&T, ocorre por meio de um processo seletivo definido pelo edital divulgado aqui, que estabelece os cursos, vagas e pré-requisitos, bem como critérios de seleção e o calendário a ser seguido.

Trajetória Externa

Ciência e Tecnologia

Para participar do processo de Seleção Externa, o candidato deve ser graduado em cursos superiores relativos às áreas de Ciências Exatas, Biológicas, da Terra, Engenharias e Interdisciplinares, bem como cumprir os requisitos e efetuar a inscrição e o envio das documentações necessárias, conforme estabelecido pelo edital disponível aqui.

Formação Específica

Para ingressar no curso de formação específica em Engenharia da Computação por meio do processo de Seleção Externa, o candidato deve, no mínimo, obter 30% de compatibilidade entre a matriz de seu curso de origem e a matriz curricular de EComp, bem como realizar uma prova específica de caráter eliminatório, conforme o edital.